quinta-feira, julho 27, 2006

A Marcha Popular de Vila Fria

A Marcha Popular de Vila Fria realizou-se pela primeira vez em 1983, repetindo-se em 1984. Era uma pequena marcha em que os arcos foram construídos pelo par que os transportava, sendo sujeitos a concurso.
Seguiu-se um interregno de 8 anos, reaparecendo em 1992 no grande desfile de Marchas Populares do Concelho de Oeiras, no qual participa desde então.
Organizada pelo Grupo Cultural de Vila Fria e ensaiada por Carlos Cardoso, desde 1992, os seus temas tendem a homenagear figuras típicas, factos históricos, as tradições populares ou mesmo a protecção do meio ambiente.
A marcha é assim utilizada para realçar na nossa memória colectiva.
Este é um projecto anual. Surge da força de vontade de uma vasta equipa de colaboradores voluntários, que, à medida da sua disponibilidade, colaboram na construção e desenvolvimento de cada marcha. Normalmente, a marcha dá os primeiros passos em Março, quando se define o tema, a coreografia, as letras e musicas, os figurinos, o desenho dos arcos e os adereços. Depois, iniciam-se os ensaios. Uma vez por semana, todos se reunem na sede do Grupo Cultural, não se trata apenas de um ensaio, mas também um convívio. Cerca de 70 pessoas, dos 2 aos 78 anos, trabalham arduamente, para que em Junho, nas Festas do Concelho, a Marcha se apresente no seu melhor. Os prémios são os aplausos do público. A vitória é de todos e de cada um de nós, quando de sorriso estampado no rosto, terminamos a actuação com a satisfaçam do trabalho realizado e o desejo de voltar no próximo ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

E bom sempre lembrar que para que as marchas continuem a ganhar forma e a alegria do publico são necessárias pessoas que dão o tudo por tudo para que esta marcha tome forma e ganhe vida mesmo que as pessoas não dêem o devido valor ao que custa dar vida a este tipo de evento