terça-feira, junho 12, 2007

A Marcha saiu à rua ...






Marcha Popular de Vila Fria de 2007 - "O Baile"



A Marcha Popular de Vila Fria na sua 15ª edição homenageia o amor.
Mais propriamente o amor entre um rei e uma rainha, que casaram por procuração e que se tornaram almas gémeas, mais precisamente, D. Pedro V e Dona Estefânia.
A união entre o Rei de Portugal e a princesa da casa real da Prússia foi apadrinhada pela Rainha Vitoria e o príncipe Alberto de Inglaterra, aconselhando D. Pedro na escolha da sua noiva. Estefânia de Hohenzollern Sigmaringen chegou a Lisboa a 17 de Maio de 1858, onde a aguardava a Família Real.
D. Pedro subiu a bordo do navio, onde se encontrou pela primeira vez com D. Estefânia, foi amor à primeira vista, um amor que os iria unir profundamente.
O casamento realizou-se a 18 de Maio de 1858, na Igreja de S. Domingos e os festejos da corte tiveram lugar no Palácio de Belém e prolongaram-se por 20 dias, com recepções e jantares, tendo sido encerrados com um baile.
O casal passou a lua-de-mel em Sintra. Reza a lenda que o par se passeava, abraçado, entre o arvoredo.
É o sumptuoso baile de encerramento dos festejos matrimoniais que a Marcha de Vila Fria pretende recriar e dessa forma, homenagear uma linda história de amor, que se não fosse verdadeira poderia parecer um conto encantado de reis e rainhas.